O espetáculo teatral da Cia. do Chapéu, apresenta-se no dia 01 de maio em Novo Lino e Colônia Leopoldina.
No dia 01 de maio as cidades de Novo Lino e Colônia Leopoldina recebem o espetáculo Graças, da Cia. do Chapéu, às 10h e 16h respectivamente.
Contemplado com o Prêmio Alagoas Em Cena, Graças é uma livre adaptação da obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. A montagem pretende expor, através dos olhares de quatro lavadeiras, histórias que retratam a condição social de uma família de retirantes do sertão brasileiro.
Publicado em 1938, o romance, exibe vários problemas sociais, dentre eles a pobreza, a seca e a fome. O livro, referência na literatura nacional, foi premiado em 1962, com o prêmio Fundação William Faulkner (EUA), como o livro representativo da Literatura Brasileira Contemporânea.
Sob a direção de Jonatha Albuquerque, o espetáculo traz para o público uma mistura de textos e músicas, em um circulo de chão batido, mostrando a realidade dos retirantes nordestinos, que ainda se repete nos dias atuais.
O espetáculo traz as atrizes Joelle Malta, Laís Lira, Natalhinha Marinho e Tácia Albuquerque e o músico André Cavalcanti.
O grupo
A Cia. do Chapéu iniciou suas atividades em 2002, realizando intervenções artísticas, performances teatrais e improvisações no Centro de Maceió, unindo o teatro a vida cotidiana. Têm em seu repertório três espetáculos montados: Apesar de você, Alice!? e Uma noite em Tabariz. O grupo tem experiências voltadas as intervenções cênicas e urbanas e promove anualmente a Jornada de Intervenções. Em 2010, juntamente com grupos locais, fez a produção da I Livre Conferência de Teatro/Alagoas. Neste novo espetáculo, Graças, contemplado com o ‘Prêmio Alagoas Em Cena’, o grupo vai às ruas numa livre adaptação da obra “Vidas Secas” do autor alagoano Graciliano Ramos.
SERVIÇO
Estreia
Espetáculo: Graças
Grupo: Cia. do Chapéu
Local: Novo Lino (Feira) e Colônia Leopoldina (Praça)
Data: 01/05
Horário: 10h e 16h
Mais informações: (82) 9913-7794 Natalhinha Marinho
Outras apresentações:
04/05 - Escola Major Bonifácio Silveira (Bebedouro) - 20h30
08/05 - Maragogi - 10h
Sinopse
O espetáculo, que conta histórias através das lavadeiras dos rios, passa a realidade de uma família de retirantes nordestinos que sofrem com a fome, a seca e a pobreza. “Na planície avermelhada os juazeiros amargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos.” Vivendo em condições subumanas, os personagens narrados pelo autor, relatam com astúcia as questões sociais da realidade brasileira, em um caleidoscópio de emoções e sentimentos. Numa adaptação da obra Vidas Secas do Mestre Graciliano Ramos, a Cia. do Chapéu exibe o drama de uma família retirantes e a crítica social que o livro traz, para mostrar o sertão nordestino através do teatro e da música. O espetáculo traz as atrizes Joelle Malta, Laís Lira, Natalhinha Marinho e Tácia Albuquerque e o músico André Cavalcanti, sob a direção de Jonatha Albuquerque.
ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA CIA. DO CHAPÉU
##
Por Natalhinha Marinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário